10 de junho: Vai chatear o Camões (e outras expressões)

Miguel
08/06/2022
10 de junho: Vai chatear o Camões (e outras expressões)

Todos os anos, onde quer que haja um português, o dia 10 de junho é celebrado como dia de Portugal. É por isso que é designado por Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O dia terá sido instituído em 1880 pelo rei D. Luis I e pretendia assinalar, apenas nesse ano, os 300 anos da morte do grande poeta nacional, Luís Vaz de Camões, no aniversário da sua morte. Que terá acontecido em 10 de junho de 1580.

Depois disso, o dia foi ficando e sendo celebrado pelos diferentes regimes políticos que vigoraram em Portugal. Com melhores ou piores intenções, o que importa é que, para sempre, o dia 10 de junho passou a ser o Dia de Portugal.

10 de junho: Dia de Portugal ou Dia de Camões?

A verdade é que em 10 de junho, oficialmente, é assinalado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Mas uma sondagem de uma conceituada empresa nacional de estatísticas mostrava, no início deste século, que em termos de identificação espontânea, a maioria dos portugueses reconhecem este dia como o Dia de Camões!

Ou seja, quando questionados que data era assinalada em 10 de junho, 42,4% dos portugueses respondiam que é o Dia de Camões, contra 36,4% que afirmavam ser o Dia de Portugal e apenas 0,8% que se referiam ao mesmo como o Dia das Comunidades Portuguesas. É obra!

Camões, o grande poeta da portugalidade…

Monumentos portugueses e Os Lusíadas

Não é de admirar que a maior parte das pessoas reconheçam a data como Dia de Camões. Afinal, Luís Vaz de Camões é o grande poeta da portugalidade. Unanimemente reconhecido como o maior poeta português da época dos descobrimentos.

Conta a lenda que salvou Os Lusíadas, após um naufrágio, nadando até à costa só com um braço. Ou seja, mantendo os manuscritos fora de água com o outro braço. Perdeu o olho direito em combate. Por isso é normalmente representado com uma pala negra a tapar-lhe esse lado da face.

Luís Vaz de Camões inspira o nome da várias ruas, praças e avenidas da toponímia nacional, mas é também alvo de várias homenagens escultóricas um pouco por todo o país. E mesmo por todo o mundo, onde houver uma grande influência portuguesa.

A mais conhecida de todas é, sem dúvida, a estátua que se ergue na Praça de Camões, em Lisboa, ali bem entre o Chiado e o Bairro Alto, que estará na origem de uma das mais engraçadas expressões populares portuguesas.

10 de junho – Dia de ir chatear o Camões

Uma forma muito popular na língua portuguesa de te veres livre de alguém que te está a aborrecer, é dizer diretamente: “Vai chatear o Camões!” Mas de onde terá surgido essa expressão?

Bom, a sabedoria popular diz que, estando a estátua de Camões situada mesmo no meio de dois locais afamados da boémia lisboeta, era frequente encontrar indivíduos que já tinham bebido um (ou vários) copos a mais a tentar estabelecer um diálogo… com o Camões!

Obviamente não tinham resposta e a estátua seria mesmo a única ‘pessoa’ capaz de aturar a sua conversa naquele momento. E daí terá nascido a expressão “Vai chatear o Camões”! Mas há mais expressões engraçadas…

Outras expressões para te livrares dos ‘chatos’

A língua portuguesa, de facto, é rica em expressões que servem para, subtilmente, dizermos ao nosso interlocutor para parar de nos aborrecer com a sua conversa. Para além de Vai chatear o Camões, elegemos as seguintes como as melhores:

  1. Vai pentear macacos!
  2. Vai dar uma volta ao bilhar grande!
  3. Vai dar banho ao cão!
  4. Vai ver se está a chover!
  5. Vai ver se eu estou ali!
  6. Vai dar uma curva!

Conheces mais alguma expressão que sirva para mandar alguém… ir chatear o Camões?

1429 Uncharted Seas – Uma slot dos Descobrimentos?

Slot portuguesa em 10 de junho

Já que falamos do Dia de Portugal, não podíamos deixar de mostrar-te a slot 1429 Uncharted Seas. A slot não tem nada que nos indique diretamente que é dedicada aos descobrimentos portugueses, mas toda ela é um tratado de monstros marinhos (será o Adamastor, relatado por Camões nos Lusíadas?), naus, rodas dos ventos e mapas marítimos.

Aliás, o nome da slot 1429 Uncharted Seas todo ele se refere a mares nunca antes navegados. E isso é um verso que foi escrito por Luís Vaz de Camões logo no Canto I d’Os Lusíadas.

Aproveita o feriado do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e joga na slot 1429 Uncharted Seas ou em qualquer outra das centenas de slots do BacanaPlay!

Miguel

Sou um apaixonado por jogos de casino e tenho a sorte de escrever sobre a minha paixão há quase 20 anos! E no BacanaPlay encontrei a oportunidade certa para continuar a ajudar outros jogadores a divertirem-se tanto como eu, ao mesmo tempo que pude expandir os meus ‘horizontes’ e começar a fazê-lo também noutros formatos!