10 dicas: Como manter as resoluções de Ano Novo

Helena Pinheiro
17/01/2022
10 dicas: Como manter as resoluções de Ano Novo

Um novo ano chegou! É uma nova tela em branco, uma nova esperança e uma oportunidade de fazer algumas mudanças positivas nas nossas vidas. É muito bom definir metas incríveis para nós mesmos, mas outra bem diferente é mantê-las (e toda a gente sabe disso!).

Estudos mostram que a maioria das resoluções de Ano Novo são abandonadas até ao dia 19 de janeiro. Mas nada temas!

Como sempre, o Bacana está aqui para te ajudar e, reunimos 10 dicas sobre como manter as resoluções de Ano Novo.

1.    Sonha em Grande!

Ao definires uma meta ambiciosa para ti, também inspirarás outras pessoas e, quem sabe, poderás até ter um pequeno grupo de pessoas para te animar e encorajar! Inscreve-te numa maratona, compromete-te em perder 5kg ou mesmo mudar de emprego.

Estas são algumas formas de te incentivares e, talvez, até incentivares outras pessoas a seguirem os teus passos.

2.    Escolher Metas Específicas

NY Resolution - Goals

Algumas das resoluções mais comuns de Ano Novo são “perder peso”, “fazer mais exercício” e “fazer mais coisas”. Todas estas opções são metas positivas, mas também um pouco vagas.

A melhor dica para manter as resoluções de Ano Novo é dividi-las em resoluções pequenas que podem ser alcançadas. Portanto, em vez de dizeres “perder peso”, podes ter como objetivo perder X kgs (por semana ou por mês) e, de seguida, criar um plano de treino/saúde realista para que isso aconteça.

A lição a aprender aqui é: mira em grande, mas planeia em pequeno.

3.    Qualidade em vez de Quantidade

Alcançar apenas um pequeno objetivo pode fazer maravilhas à tua confiança. Dito isto, é uma boa ideia não definir muitos objetivos de uma vez só. Podes muito bem ter uma longa lista de coisas que gostarias de alcançar este ano, mas se exagerares pode ser contraproducente.

Ao concentrares as tuas energias em apenas um objetivo de cada vez, é mais provável que o consigas atingir. Portanto, menos é mais na questão de como manter as resoluções de Ano Novo.

4.    Começa com Pequenos Passos

Small Steps

Assumir muito de uma vez é uma maneira certa de falhares antes mesmo de começares. Exagerar no ginásio ou começar uma dieta radical são exemplos das boas resoluções de Ano Novo que falham constantemente.

Não entrarias numa maratona sem antes teres corrido numa meia-maratona, certo? Na verdade, se estivesses a treinar corretamente, começarias a correr algumas vezes por semana e depois aumentarias lentamente para corridas mais longas com mais frequência.

Começar com pequenas mudanças pode dar-te as bases mais importantes a partir das quais podes construir e seguir em frente.

5.    Assume um Compromisso

Ao colocares o teu objetivo onde todos possam vê-lo, será muito mais difícil desistir.

Podes fazer coisas como criar uma página no Facebook ou Instagram, que mostra o teu progresso. E não precisas convidar toda a gente, apenas algumas pessoas para te acompanharem. E se não gostares das redes sociais, podes apenas fazer um pequeno anúncio para a tua cara-metade, família e amigos.

Grita a plenos pulmões, se for preciso, torná-lo oficial é um bom truque para cumprires as resoluções de Ano Novo.

6.    Mantém-te Fiel

Os especialistas dizem que demora cerca de 21 dias para uma nova atividade se tornar um hábito e 6 meses para fazer parte da tua personalidade. Podes achar que é difícil para começar, mas continua a exigir de ti próprio para conseguires tornar-te no que desejas ser.

7.    Agradece

Somos todos humanos, por isso, pode haver um dia em que não te estás a sentir a 100% e só consegues correr por 10 minutos em vez dos 30 minutos que tinhas planeado.

Em alturas como esta, lembra-te de que qualquer atividade é melhor do que nada. Compensarás os 30 minutos amanhã e tudo ficará bem. Vais treinar e isso é que importa.

8.    Tem um Amigo para te Apoiar

Helping Hands (Friends)

Tens um amigo que partilha uma das tuas resoluções de Ano Novo? Os amigos são do melhor que há e podem ajudar-te a manter-te motivado, dando para se apoiarem mutuamente durante os vários altos e baixos que irão enfrentar. Além disso, ainda vai dar para se rirem!

Mesmo que não tenhas um amigo que partilhe o mesmo objetivo que tu, é sempre uma boa ideia contar aos teus entes queridos sobre as tuas ambições, eles podem até oferecer maneiras de te ajudar.

9.    Lembra-te porque estás a fazer isto

Se definires boas resoluções de Ano Novo, provavelmente terás começado o ano com tudo e pronto para colocares em ação, mas todos nós batemos nas paredes mais cedo ou mais tarde. Vamos encarar os fatos, pode ser fácil acordar às 6h para uma corrida diária, mas assim que o despertador tocar, podes ficar tentado a virar para o outro lado e dormir, por mais bonitos que sejam os teus ténis novos.

Se pretendes manter as tuas resoluções de Ano Novo, precisarás de te lembrar regularmente disso, porque estás a colocar-te nesse desafio difícil. Tenta escrever uma lista das razões pelas quais desejas atingir esse objetivo e mantém-na à mão para quando as coisas ficarem difíceis, o que inevitavelmente acontecerá.

10.  Recompensa-te ao Longo do Caminho

Já ouviste a frase: “A felicidade não é um destino, é uma viagem.”? Alcançar os teus objetivos deve ser uma viagem gratificante, e o teu sucesso não deve ser guardado para os últimos 10 quilos que perdeste.

Precisas de te autodenominar um vencedor sempre que dás um pequeno passo, com pequenas celebrações cada vez que atinges uma etapa.

Não fumas um cigarro há 1 semana? Dança na tua sala para comemorar! Escreveste as primeiras 3 páginas do romance que pretendias começar? Mereces celebrar!

Conclusão

Quais são os teus objetivos para este ano? Ainda estás a conseguir manter as tuas resoluções de Ano Novo?

Lembra-te de que cumprir com sucesso as tuas resoluções de Ano Novo pode significar puramente definir a meta certa para ti e tentar alcançá-la da melhor maneira possível.

Diverte-te com isso e lembra-te que a viagem é tão importante como o resultado!

Helena