© 2022 bacanaplay.pt
Todos os direitos reservados.

© 2022 bacanaplay.pt
Todos os direitos reservados.

Regra 17 Soft

No início, alguns jogadores de blackjack têm alguma dificuldade para perceber a lógica da regra 17 soft (17 macio). Ou, por outras palavras, porque é que o dealer é obrigado a pedir quando tem um 17 soft. Mas a verdade é que esta é uma regra bastante favorável para os jogadores, partido do princípio que jogam corretamente a sua mão.

Além disso, os jogadores que jogam em mesas de blackjack com a regra 17 soft podem ter sido ‘enganados’, ao pensar que as tabelas de estratégia básica são universais e que se aplicam a todos os conjuntos de regras. E isso não é verdade.

Para eles, e também para todos aqueles que têm dificuldade em compreender a lógica da regra 17 soft, deixamos abaixo um conjunto de informações sobre o 17 soft (macio) que podem tornar-se bastante valiosas. Incluindo as diferentes tabelas de estratégia básica de blackjack adaptadas à regra 17 soft.

Bel
10/05/2022
Blackjack BacanaPlay

O QUE ESTÁS PRESTES A APRENDER 

BLACKJACK HANDS A-6 AND A-4-8 WITH A SIGN “DIFFERENT THAN” BETWEEN THEM


Diferença entre mãos soft e mãos hard:

  • Como distingui-las
  • Exemplos práticos
  • Quando o Ás é uma rede protetora…
BLACKJACK HAND A-6 AND WORD “PEDIR”


Regra 17 soft no Blackjack:

  • Porque pedir com 17 soft
  • Implicações na vantagem da casa
  • 17 soft para os jogadores
PART OF A BLACKJACK STATEGY TABLE


Regra 17 soft e estratégia básica:

  • O que é a estratégia básica
  • Adaptações para a regra 17 soft
  • Tabela de estratégia básica para regra 17 soft

Diferença entre mãos ‘soft’ (macias) e mãos ‘hard’ (duras)

Antes de nos debruçarmos sobre a regra 17 soft em particular, é importante que tenhas uma perceção clara das diferenças entre mãos soft (macias) ou mãos hard (duras) de uma forma geral.

Em primeiro lugar, como o próprio nome indica, uma mão dura é uma mão de valor imutável. Uma mão hard, de duas ou mais cartas, é uma mão que assume pura e simplesmente o valor da soma das suas cartas.

Por sua vez, uma mão soft, é uma mão que pode assumir diferentes valores. E isso só acontece em Blackjack quando estamos na presença de um Ás!

DIFFERENT HANDS AND ‘LABEL’

Se esta definição ainda for complicada para ti, volta depois de leres o nosso artigo sobre as regras básicas de blackjack!

Como distinguir uma mão ‘soft’ de uma mão ‘hard’

Como acabámos de referir, uma mão só pode ser soft quando está presente um Ás. No entanto, algumas mãos com Ás também podem ser ‘hard’ (duras). O truque está em perceber quando é que uma mão é soft ou hard:

  • Uma mão sem Ás é sempre uma mão hard
  • Uma mão com Ás que possa assumir valor 1 ou 11 é uma mão soft
  • Uma mão com Ás que só possa assumir o valor 1 é uma mão hard

Confuso? Vamos a exemplos!

  • 9-8 > Esta é nitidamente uma mão ‘hard’. Nenhuma das duas cartas que a compõem pode assumir um valor diferente.
  • A-6 > Esta é uma mão soft, pois o Ás pode assumir o valor de 1, e nesse caso a tua mão vale 7, ou pode assumir o valor de 11.
  • A-4-8 > Esta é uma mão hard, apesar de ter um Ás, pois nesta mão o Ás só pode assumir o valor 1 e, nesse caso, a tua mão vale 13. Se o Ás valesse 11, terias 23 e rebentavas!

A escolha do exemplo acima, da mão hard com Ás, não foi inocente. Trata-se de uma mão que, com as duas cartas iniciais, tem um valor, digamos… ambíguo! As tuas decisões dependem muito da mão do dealer, mas a verdade é que, com as duas cartas iniciais, a tua melhor mão seria 15.

Por isso, se for mais vantajoso para ti, podes sempre pedir carta com toda a segurança, pois sabes que nunca irás rebentar: pediste, saiu um 8, e a tua mão passou a valer 13. Piorou, mas a probabilidade de, agora, rebentares ao pedir uma nova carta é menor do que se tivesses 15.

Isto significa que a estratégia básica para jogar uma mão soft difere bastante da forma ideal de jogar uma mão hard. Sempre que o Ás te confere esta ‘rede’ de proteção, sempre que pode passar de 11 para 1 para evitar que rebentes, isso permite-te jogar de forma muito mais agressiva.

Mas quando falamos da regra 17 soft no blackjack, estamos a referir-nos à forma como o dealer é obrigado a jogar a sua mão. Vamos ver como é!

Regra 17 soft do dealer no Blackjack

Ao jogar uma mão de blackjack, todo o jogador tem a possibilidade de ficar, pedir, dividir ou dobrar após receber as suas duas primeiras cartas. Não importa o que o dealer ‘pensa’, o que os outros ‘acham’, nem sequer se a tua decisão é lógica. É um direito que te assiste e ponto final, parágrafo!

Mas para o dealer, as coisas não funcionam bem assim. O dealer não tem a liberdade para tomar decisões ‘criativas’ a jogar a sua mão. Todo o jogo de blackjack tem regras rígidas sobre como é jogada a mão do dealer, e esse conjunto de regras pode incluir, pois claro, a regra 17 soft.

A regra número um do dealer em praticamente qualquer jogo de blackjack é que o dealer tem sempre de pedir carta se tiver 16 ou menos. Isto acontece independentemente das mãos dos jogadores. Só que esta regra não tem em conta se a mão do dealer é soft ou hard.

No entanto, enquanto nalguns casinos o dealer tem de ficar com qualquer 17, noutros tem de pedir carta quando atinge um 17 soft. E isto, por um lado, melhora as probabilidades da casa, pois melhora ligeiramente a vantagem matemática da casa. Por outro, essa vantagem pode ser recuperada pelo jogador se souber fazer as devidas alterações estratégicas.

DEALER AND A PLAYER, BOTH WITH 8-8

Porque haveria o dealer de pedir com 17 soft?

Contanto que a sua mão é uma mão soft, quando retiram para si mesmos uma terceira carta para a mão, os dealers podem alterar o valor do Ás de 11 para 1 se isso for necessário para não rebentarem.

Por exemplo, digamos que o dealer tem um 17 soft, portanto, A-6. Depois tira um 9. Se a mão não fosse soft, completaria 26 e rebentava. Mas como o Ás passa de 11 para 1, fica com 16. E como é que isto pode ser vantajoso para os jogadores?

Tomando o exemplo acima, ao tirar um 9 e ficar com uma mão de valor igual a 16, o dealer fica com uma probabilidade de rebentar de 62%. É claro que se o dealer tirar um 2, um 3, um 4 ou mesmo um 5 com um soft 17 isso pode não ser tão bom, mas isso são apenas 4 de 13 cartas possíveis!

Por isso, a ideia generalizada é de que ficar com 17 soft é mais favorável para o dealer, mas nem sempre é assim. Independentemente disso, o mais importante é que adaptes a tua estratégia básica e uses as tabelas adequadas quando jogares numa mesa de blackjack com a regra 17 soft.

Implicações da regra 17 soft na Vantagem da Casa

Partindo do princípio que todas as outras regras são iguais, a simples diferença entre um jogo 17 hard e um jogo 17 soft traduz-se numa diferença de 0,2% favorável à casa nos jogos onde o dealer pede com 17 soft. À primeira vista, 0,2% pode parecer ridículo. Mas é necessário colocar as coisas em perspetiva.

É que, mais variante, menos variante, independentemente do conjunto total de regras, praticamente nenhuma mesa de blackjack tem uma vantagem da casa superior a 1%. Visto por esta perspetiva, a regra 17 soft pode reduzir até 20% a vantagem da casa!

Lembra-te, no entanto, que a regra 17 soft é apenas um ‘detalhe’ no conjunto de regras de uma mesa de blackjack. Na verdade, são tantas as combinações possíveis de regras diferentes numa mesa que não é fácil identificar, a olho nu, quais as mesas mais ou menos vantajosas para os jogadores.

É também por isso que jogar online é muito mais divertido, pois é muito fácil saber quais as regras e a vantagem da casa. No BacanaPlay, a vantagem da casa das mesas de blackjack é de apenas 0,36%!

SHOWING THE DIFFERENCE OF 0,2% NEAR 100% AND 0,2% NEAR 1%

Regra 17 soft para os jogadores

Enquanto para os dealers a regra 17 soft só seja aplicável nalgumas variantes de blackjack e noutras não, a regra não se aplica aos jogadores. Na verdade, os jogadores podem fazer literalmente o que lhes apetecer. Ou seja, podem pedir com 17 soft, ou ficar. E é nesta possibilidade de decidir que está a chave.

Ou seja, não é propriamente recomendado aos jogadores que peçam sempre carta com um 17 soft, e é aqui que entram as adaptações às tabelas de estratégia básica. Mas dependendo da mão do dealer, nalguns casos, a decisão correta até pode ser dobrar!

O que é a estratégia básica de blackjack

A estratégia básica de blackjack, no fundo, resume-se a uma tabela (ou várias, devido às múltiplas variantes de regras) que te diz, basicamente, qual a melhor decisão que podes tomar com a tua mão, tendo em consideração a carta de mão do dealer.

Não é uma ciência exata, claro, não te garante que ganhas toda e qualquer mão. Mas é feita com base em cálculos matemáticos que asseguram que, no longo prazo, essa decisão é a que te vai fazer ganhar mais dinheiro (ou perder menos).

Na verdade, existem duas tabelas predominantes para os jogadores de blackjack: uma para as variantes onde o dealer é obrigado a ficar com 17 soft, outra para as mesas onde o dealer é obrigado a pedir com 17 soft. As duas tabelas diferem, essencialmente, na decisão a tomar perante a possibilidade de o dealer atingir um 17 soft.

Estratégia Básica para Blackjack com regra 17 soft

Como já mencionámos, existem algumas alterações à estratégia básica que deves utilizar quando jogas numa mesa de blackjack com a regra 17 soft. Estas alterações limitam-se a um ‘punhado’ de mãos contra certas mãos do dealer.

Mais abaixo encontras uma tabela adaptada para jogar em mesas com a regra 17 soft. Mas, para já, tem em consideração as principais diferenças entre as duas variantes de blackjack:

  • Se tiveres 11 e o dealer tiver um Ás: Dobra em vez de Pedir
  • Se tiveres 18 soft e o dealer tiver um 2: Dobra em vez de ficar
  • Se tiveres 15 hard e o dealer tiver um Ás: Desiste em vez de pedir
  • Se tiveres um par de 8-8 e o dealer tiver um Ás: desiste, se for permitido, em vez de dividir

Existem mais algumas situações diferentes, que serão detalhadas na tabela, mas no caso de não teres a tabela à mão, com estas quatro regras já abranges a maior parte das alterações!

Tabela adaptada para blackjack com a regra 17 soft

Conforme prometido, aqui te deixamos uma tabela para usares em mesas de blackjack com a regra 17 soft, incluindo algumas variantes, como a possibilidade de desistir ou não.

tabela para usares em mesas de blackjack com a regra 17 soft

Conclusão

A regra 17 soft no blackjack é uma regra que qualquer jogador deve dominar, para o caso de se deparar com mesas com esta ligeira diferença nas regras. O blackjack é um jogo simples, na sua essência, mas uma simples diferença como o dealer ser obrigado a pedir ou a ficar em caso de ter 17 soft, aumenta a vantagem da casa em 0,2%. O que é significativo num jogo onde a vantagem da casa raramente vai além de 1%.

Mas esse aumento pode agravar-se no caso de os jogadores não adaptarem a sua estratégia básica. Algo que já deverás ser capaz de fazer depois de leres este artigo!

Blackjack BacanaPlay

Bel

Eu escrevo alguns dos conteúdos que encontras no blog do BacanaPlay, especialmente aqueles onde podes ficar a conhecer melhor as nossas slots e os restantes jogos. O meu objetivo é que desfrutes ao máximo do nosso casino online!
O que me faz feliz
• Estar perto do mar
• Receber amigos em casa
• Cozinhar para as pessoas de quem gosto

Terminologia de Blackjack
Arte de Contar Cartas no Blackjack

Gostas de Apps? Vais adorar estas

O presente site, explorado pela Skill On Net Limited, uma sociedade constituída de acordo com a legislação de Malta e registada sob o número C50024 , com sede em Office 1/5297, Level G – Quantum House, Abate Rigord Street Ta´Xbiex – XBX 1120 MALTA – encontra-se sob a regulação e supervisão do Serviço de Regulação de Jogos, junto do Turismo de Portugal IP e opera ao abrigo da licença nº 25 emitida em 23.10.2020 e que poderá ser consultada aqui

Interdito a menores de 18 anos. Jogue de forma responsável.